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Simulado On-Line
 
INGLÊS - UNESP (2001)

73) INSTRUÇÃO: Leia o texto 1 e responda as questões de números 73 e 74.

Texto 1: APPROPRIATE FOR ALL AGES
Japanese toymakers are focusing on senior citizens by Hideko Takayama

Much has been made in Japan of the clout of teenage girls, the arbiters of taste and uncrowned queens of the fashion industry. But when it comes to toys, a radically different demographic is beginning to call the shots.

Japanese toymakers now see senior citizens as their most dynamic market. Nearly 22 million Japanese – 17.4 percent of the population – are over 65, and that number is expected to top 25 percent by 2020. Three million senior citizens live alone, and 1.55 million Japanese are senile (their numbers are also expected to grow rapidly). This aging population presents a huge “silver market” – estimated at 50 trillion yen ($ 416 billion) – for everything from beds to cosmetics to home-care nurses and helpers.

Major industries such as electronics, construction and foodstuffs have already begun developing products tailored to old folks: robots to help out around the house, homes that have no steps or stairs and healthy, oil-free foods. The toy industry wants a piece of the action. “There is a great potential”, says Yoshinori Haga, an official at Bandai, the biggest toymaker in Japan. “Toys can be used for entertainment, to give the old people nostalgic feelings or to be a companion for those who live alone.” (...)

Indeed, playthings are not just for fun anymore. Toshimitsu Musha, president of the Brain Functions Lab near Tokyo, argues that playing with toys can help human brains stay active and sharp. While researching Alzheimer’s disease, Musha found that art therapy such as painting and claywork helped to prevent the brains of Alzheimer’s patients from deteriorating. “What works best for the elderly is something that they enjoy, where they have to use their brain and which requires concentration from 30 minutes to one hour,” he says.

Toymakers still face a critical problem, though: the average household saving among seniors is 24 million yen ($ 200,000), almost double that of a working household, but they are far more cautious about what they buy than teens. The key may be appealing to a younger generation, who every year are stumped for gift ideas before September’s Respect for the Aged Day. In the end, teens may have to jump-start this trend, too.

(Newsweek. August 6, 2001, p.48.)

Assinale a alternativa correta.


a)O texto destaca o público da terceira idade, afirmando que, no Japão, as pessoas idosas se constituem em grandes consumidores de brinquedos porque estes mantêm seus cérebros ativos, evitando que venham a sofrer do mal de Alzheimer.
b)O texto destaca o público da terceira idade, afirmando que, no Japão, as pessoas idosas representam uma pequena parcela dos consumidores de brinquedos, apesar de comprarem robôs que os ajudam a manter seus cérebros ativos.
c)O texto destaca o público consumidor da terceira idade no Japão, caracterizando-o como um mercado dinâmico e, sem dúvida, mais cauteloso com suas compras do que o formado por adolescentes.
d)O texto destaca o público consumidor da terceira idade no Japão, caracterizando-o como um mercado dinâmico que consome todos os artigos eletrônicos e alimentícios fabricados para idosos.
e)O texto destaca o público da terceira idade, afirmando que, no Japão, a indústria de brinquedos e a arte-terapia se dedicam à prevenção do mal de Alzheimer.
Resposta


74) Indique a alternativa que explica a expressão silver market.


a)O mercado de prata é representado por pessoas com idade inferior a 65 anos que, de acordo com os fabricantes de brinquedos japoneses, corresponderão a 17,4% da população do Japão em 2020.
b)O mercado de prata é representado por pessoas com idade inferior a 65 anos que, de acordo com os fabricantes de brinquedos japoneses, já correspondem a 25% da população do Japão.
c)O mercado de prata é representado por pessoas de 65 anos de idade que, de acordo com os fabricantes de brinquedos japoneses, corresponderão a 17,4% da população do Japão em 2020.
d)O mercado de prata é representado por pessoas de 65 anos de idade que, de acordo com os fabricantes de brinquedos japoneses, já correspondem a 25% da população do Japão.
e)O mercado de prata é representado por pessoas com mais de 65 anos de idade que, de acordo com os fabricantes de brinquedos japoneses, correspondem a quase 20% da população do Japão atualmente, podendo aumentar 5% em menos de 20 anos.
Resposta


75) INSTRUÇÃO: De acordo com as informações contidas no texto 1, indique as alternativas que preenchem corretamente as questões de números 75 a 77.

The Japanese industry has paid ………….. attention to teenager girls…......... to senior citizens.


a)less… than
b)more …than
c)as much…as
d)more …less
e)no …and
Resposta


76) Yoshinori Haga said that ................ a great potential and that, among other reasons, toys ................ used for entertainment.


a)there was ... can be
b)there is ... were
c)there were ... couldn’t be
d)there was ... could be
e)there wasn’t ... can’t be
Resposta


77) Indique a alternativa que expressa o mesmo significado de:
Japanese toymakers now see senior citizens as their most dynamic market.


a)Senior citizens are now seen as their most dynamic market by Japanese toymakers.
b)Senior citizens were seen as the Japanese toymakers’ most dynamic market .
c)Senior citizens’ most dynamic market is seen as the Japanese toymakers.
d)Senior citizens and Japanese toymakers are seen as the most dynamic market.
e)Senior citizens are seen as Japanese toymakers by their most dynamic market.
Resposta


78) INSTRUÇÃO: Leia o texto 2 e responda as questões de números 78 e 79.

Texto 2: GROWING OLD IN CYBERSPACE
Senior citizens, long overlooked, are the latest target market on the Web
By Staff Writer Martha Slud

As more and more senior citizens go online, Web developers and marketers are beginning to pay more attention to what they can offer older people, and how to bring Internet service to a population that has been among the slowest to embrace the computer.

While their numbers are still relatively small, online seniors are an attractive target from a marketing point of view for several reasons. Many retired people are logging a significant amount of time each day on the Web; they are a well-educated population; and they often have discretionary dollars to spend on travel, financial services and other growing sectors of electronic commerce.

"No one's really addressed seniors on the Internet, and really, why should they?" said William Belhumeur, president of San Francisco-based Seniors.com. "They've been attentive to the groups that have picked it up first; now's really the time to start picking up the later adopters." (...)

But there still are numerous barriers to building up the senior market online, said Ekaterina Walsh, an analyst at Internet research firm Forrester Research. Some of the e-commerce categories considered most likely to appeal to seniors - such as online purchases of prescription drugs or groceries - are in fact the least likely sectors for new Web users to explore, she said.

"The problem is that with age, people become more pessimistic toward technology", she said. "It doesn't mean that it's not possible, but marketers who are looking at attracting this particular segment, should be very careful in emphasizing two things - ease of use and value." (...)

Several companies are trying to break through the technological barrier by bringing Web technology to retirement homes and other senior facilities, in hopes of providing easier, streamlined Internet access to older people. (...)

Andrew Egan, president of Adventura Publishing, which operates Senior-Citizen.com, predicted that senior citizen offerings on the Web are going to mushroom as older people get more comfortable going on the Internet. "I think you're going to see a lot of senior Web sites coming online", he said. "A lot of people are trying to capitalize on it."

(Extraído de CNN America, INC. 2001.
http://cnnfn.com/2000/02/02/senior_living/q_retire_internet/)



Assinale a alternativa correta.


a)O número de pessoas de idade que utilizam a Internet tem aumentado consideravelmente; contudo, ainda não se justifica que a terceira idade seja vista como um mercado-alvo.
b)A Internet não se preocupa muito com usuários da terceira idade pois, nessa faixa etária, as pessoas não se interessam por computadores.
c)Com a idade, as pessoas se tornam mais resistentes à tecnologia e, por isso, não há motivo para que o mercado se preocupe com as pessoas idosas que eventualmente estejam online.
d)Embora já existam alguns sites voltados à terceira idade, ninguém está, de fato, interessado em prestar serviços a esse segmento do mercado.
e)Embora a terceira idade tenha resistido à Internet por mais tempo, o número de adeptos tem aumentado, despertando a atenção para o que pode ser oferecido às pessoas de idade.
Resposta


79) Assinale a alternativa que, segundo o texto, sugere como estabelecer um mercado online para a terceira idade.


a)Para atrair a atenção da terceira idade e formar um mercado online para essa faixa etária, é preciso enfatizar a importância da Web e sua facilidade de acesso e uso.
b)Uma das barreiras para que se estabeleça um mercado online para a terceira idade reside no fato de que as pessoas idosas só se utilizam do comércio eletrônico para a compra de remédios.
c)A falta de sites destinados à terceira idade não deve ser barreira ao acesso de pessoas de idade à Internet e à formação de um mercado online, pois muitas empresas vêm investindo nesse sentido há muito tempo.
d)A idade não representa uma barreira pois, quando envelhecem, as pessoas se tornam mais otimistas em relação à tecnologia.
e)Não há muitas barreiras a serem vencidas para a formação de um mercado para a terceira idade, uma vez que mais e mais pessoas de idade estão online, apesar da falta de sites a elas destinados.
Resposta


80) INSTRUÇÃO: De acordo com as informações contidas no texto 2, indique as alternativas que preenchem corretamente as questões de números 80 a 82.

If senior citizens ................... more pessimistic toward technology, Web developers and marketers ....................... to emphasize two things: ease of use and value.


a)became ... have
b)become ... have
c)became ... would have
d)became ... will have
e)became ... had
Resposta


81) The text suggests that it’s time to start being more attentive to the senior citizens who enjoy ................ online.


a)to be
b)being
c)to come
d)come
e)be
Resposta


82) There are some barriers that prevent senior citizens ............... taking part in an online market.


a)of
b)to
c)for
d)from
e)on
Resposta


83) INSTRUÇÃO: As questões de números 83 e 84 referem-se aos textos 1 e 2.

Considerando os textos lidos, é correto afirmar que:


a)ambos se referem à terceira idade, apresentando como a indústria de brinquedos e a Internet podem oferecer alternativas de ocupação e entretenimento a pessoas de idade.
b)os dois textos abordam a terceira idade, mas se dirigem a leitores diferentes, isto é, a fabricantes de brinquedos e a elaboradores de páginas na Internet, respectivamente.
c)embora os dois textos abordem a terceira idade, o texto 1 se refere a idosos portadores de Alzheimer, que precisam de brinquedos como forma de terapia, enquanto o texto 2 se refere a idosos com maior poder aquisitivo, que passam seu tempo navegando na Internet.
d)os dois textos revelam uma preocupação atual: como atrair a atenção de pessoas idosas e fazê-las comprar brinquedos japoneses via Internet.
e)os textos indicam que, hoje em dia, existem novas maneiras e inúmeras possibilidades de se evitar que todos os idosos sejam afetados pelo mal de Alzheimer.
Resposta


84) Após a leitura dos textos apresentados, pode-se concluir que:


a)independente da idade, a indústria do brinquedo é mais atraente ao público da terceira idade e, portanto, pode ser mais lucrativa do que a Internet.
b)o público da terceira idade é mais resistente à tecnologia, evitando qualquer contato com brinquedos eletrônicos e, principalmente, com a Internet.
c)o público da terceira idade representa um importante segmento do mercado e, por isso, um alvo a ser melhor explorado.
d)o público da terceira idade é pessimista tanto em relação aos brinquedos japoneses (que só possuem finalidade terapêutica), quanto em relação à Internet (que não lhes oferece nenhum atrativo).
e)a indústria do brinquedo e a Internet não oferecem potencial a ser explorado significativamente para o público da terceira idade.
Resposta