cadastre-se educação serviços carreira relaxe Busca

Simulado On-Line
 
FÍSICA - FUVEST (1998)

47) V.47 - Dois trens A e B fazem manobra em uma estação ferroviária deslocando-se paralelamente sobre trilhos retilíneos. No instante t=0s eles estão lado a lado. O gráfico representa as velocidades dos dois trens a partir do instante t=0s até t=150s, quando termina a manobra. A distância entre os dois trens no final da manobra é:


a)0 m
b)50 m
c)100 m
d)250 m
e)500 m
Resposta


48) V.48 - Uma criança montada em um velocípede se desloca em trajetória retilínea, com velocidade constante em relação ao chão. A roda dianteira descreve uma volta completa em um segundo. O raio da roda dianteira vale 24 cm e o das traseiras 16 cm. Podemos afirmar que as rodas traseiras do velocípede completam uma volta em, aproximadamente:


a)1 / 2 s
b)2 / 3 s
c)1 s
d)3 / 2 s
e)2 s
Resposta


49) V.49 - Um sistema mecânico é formado por duas polias ideais que suportam três corpos A, B e C de mesma massa m, suspensos por fios ideais como representado na figura. O corpo B está suspenso simultaneamente por dois fios, um ligado a A e outro a C. Podemos afirmar que a aceleração do corpo B será:


a)zero
b)(g/3) para baixo
c)(g/3) para cima
d)(2g/3) para baixo
e)(2g/3) para cima
Resposta


50) V.50 - Um caminhão pesando 200kN atravessa com velocidade constante uma ponte que pesa 1000kN e é suportada por dois pilares distantes 50m entre sí. O gráfico que melhor representa as forças de reação N1 e N2 nos dois pilares em função da distância x do centro de massa do caminhão ao centro do primeiro pilar é:


Resposta


51) V.51 - Sobre uma mesa horizontal de atrito desprezível, dois blocos A e B de massas m e 2m, respectivamente, movendo-se ao longo de uma reta, colidem um com o outro. Após a colisão os blocos se mantém unidos e deslocam-se para a direita com velocidade , como indicado na figura. O ÚNICO esquema que NÃO pode representar os movimentos dos dois blocos antes da colisão é:


Resposta


52) V.52 - Um termômetro especial, de líquido dentro de um recipiente de vidro, é constituído de um bulbo de 1 cm³ e um tubo com secção transversal de 1 mm² . À temperatura de 20ºC, o líquido preenche completamente o bulbo até a base do tubo. À temperatura de 50ºC o líquido preenche o tubo até uma altura de 12 mm. Considere desprezíveis os efeitos da dilatação do vidro e da pressão do gás acima da coluna do líquido. Podemos afirmar que o coeficiente de dilatação volumétrica médio do líquido vale:


Resposta


53) V.53 - Considere uma máquina térmica em que n moles de um gás ideal executam o ciclo indicado no gráfico pressão P versus volume V.

Sendo T a temperatura do gás, considere as relações:

Sendo W o trabalho realizado pelo gás no trecho correspondente, considere as relações

Estão corretas as relações: gás, considere as relações:


a)I e III
b)I e IV
c)II e III
d)II e IV
e)somente III
Resposta


54) V.54 - Um circuito é formado de duas lâmpadas L1 e L2 , uma fonte de 6V e uma resistência R, conforme desenhado na figura. As lâmpadas estão acesas e funcionando em seus valores nominais (L1: 0,6W e 3V e L2: 0,3W e 3V). O valor da resistência R é:


a)15 W
b)20 W
c)25 W
d)30 W
e)45 W
Resposta


55) V.55 - Uma bóia pode se deslocar livremente ao longo de uma haste vertical, fixada no fundo do mar. Na figura, a curva cheia representa uma onda no instante t=0s e a curva tracejada a mesma onda no instante t=0,2s. Com a passagem dessa onda, a bóia oscila.

Nesta situação, o menor valor possível da velocidade da onda e o correspondente período de oscilação da bóia, valem:


a)2,5m/s e 0,2s
b)5,0m/s e 0,4s
c)0,5m/s e 0,2s
d)5,0m/s e 0,8s
e)2,5m/s e 0,8s
Resposta


56) V.56 - Uma esteira rolante transporta 15 caixas de bebida por minuto, de um depósito no sub-solo até o andar térreo. A esteira tem comprimento de 12m, inclinação de 30º com a horizontal e move-se com velocidade constante. As caixas a serem transportadas já são colocadas com a velocidade da esteira. Se cada caixa pesa 200N, o motor que aciona esse mecanismo deve fornecer a potência de:


a)20W
b)40W
c)300W
d)600W
e)1800W
Resposta


57) V.57 - Num forno de microondas é colocado um vasilhame contendo 3 kg d’água a 10ºC. Após manter o forno ligado por 14min, se verifica que a água atinge a temperatura de 50ºC. O forno é então desligado e dentro do vasilhame d’água é colocado um corpo de massa 1kg e calor específico c=0,2cal/(gºC), à temperatura inicial de 0ºC. Despreze o calor necessário para aquecer o vasilhame e considere que a potência fornecida pelo forno é continuamente absorvida pelos corpos dentro dele. O tempo a mais que será necessário manter o forno ligado, na mesma potência, para que a temperatura de equilíbrio final do conjunto retorne a 50 ºC é:


a)56s
b)60s
c)70s
d)280s
e)350s
Resposta


58) V.58 - Um LASER produz um feixe paralelo de luz, com 4 mm de diâmetro. Utilizando um espelho plano e uma lente delgada convergente, deseja-se converter o feixe paralelo num feixe divergente propagando-se em sentido oposto. O feixe divergente deve ter abertura total f=0,4 radiano, passando pelo centro óptico C da lente. A figura abaixo mostra a configuração do sistema. Como f é pequeno, pode-se considerar f @ sen f @ tg f.

Para se obter o efeito desejado, a distância focal f da lente e a distância d da lente ao espelho devem valer:


a)f = 10mm; d = 5mm
b)f = 5mm; d = 10mm
c)f = 20mm; d = 10 mm
d)f = 10 mm; d = 20 mm
e)f = 5mm; d = 5mm
Resposta


59) V.59 - A curva da figura 1 mostra a dependência do índice de refração n de uma substância transparente com a freqüência f da luz. Três raios de luz 1, 2 e 3, paralelos, incidem segundo um ângulo de 45º sobre a superfície plana de um bloco da substância e são refratados, conforme indicado na figura 2.

Denominando f1, f2 e f3 as freqüências dos raios 1, 2 e 3, respectivamente, se conclui que:


a)f3 < f2 < f1
b)f1 < f2 < f3
c)f2 < f1 < f3
d)f2 < f3 < f1
e)f1 < f3 < f2
Resposta


60) V.60 - Três pequenas esferas carregadas com cargas de mesmo módulo, sendo A positiva e B e C negativas, estão presas nos vértices de um triângulo equilátero. No instante em que elas são soltas, simultaneamente, a direção e o sentido de suas acelerações serão melhor representados pelo esquema:


Resposta


61) V.61 - Um capacitor é formado por duas placas paralelas, separadas 10mm entre sí. Considere as placas do capacitor perpendiculares ao plano do papel. Na figura são mostradas as intersecções das placas P1 e P2 e de algumas superfícies equipotenciais com o plano do papel. Ao longo do eixo médio AA’, o campo elétrico é uniforme entre as placas e seu valor é . As superfícies equipotenciais indicadas estão igualmente espaçadas de 1mm ao longo do eixo. Uma carga é levada do ponto O ao ponto P, indicados na figura. O trabalho realizado é:


Resposta


62) V.62 - Um estudante está prestando vestibular e não se lembra da fórmula correta que relaciona a velocidade v de propagação do som, com a pressão P e a massa específica , num gás. No entanto, ele se recorda que a fórmula é do tipo , onde C é uma constante adimensional. Analisando as dimensões (unidades) das diferentes grandezas físicas, ele conclui que os valores corretos dos expoentes são:


Resposta


63) V.63 - Deseja-se medir a pressão interna P em um grande tanque de gás. Para isto, utiliza-se como manômetro um sistema formado por um cilindro e um pistão de área A , preso a uma mola de constante elástica k. A mola está no seu estado natural (sem tensão) quando o pistão encosta na base do cilindro, e tem comprimento LO (Fig 1 - registro R fechado). Abrindo-se o registro R, o gás empurra o pistão, comprimindo a mola, que fica com comprimento L (Fig 2 - registro R aberto). A pressão ambiente vale PO e é aplicada no lado externo do pistão. O sistema é mantido à temperatura ambiente durante todo o processo. O valor da pressão absoluta P no tanque vale:


a)k.(Lo-L)/A + Po
b)k.(Lo-L)/A - Po
c)k.(Lo-L).A
d)k.L.A + Po
e)k.L/A - Po
Resposta


64) V.64 - Um recipiente contém dois líquidos I e II de massas específicas (densidades) r1 e r2 respectivamente. Um cilindro maciço de altura h se encontra em equilíbrio na região da interface entre os líquidos, como mostra a figura. Podemos afirmar que a massa específica do material do cilindro vale:


a)(r1 + 2r2)/2
b)(r1 + r2)/2
c)(2r1 + r2)/3
d)(r1 + 2r2)/3
e)2(r1 + r2)/3
Resposta


65) V.65 - Um fio retilíneo, bastante longo, está no plano de uma espira retangular, paralelo a um de seus lados, conforme indicado na Figura 1. A corrente I1 no fio, varia em função do tempo t conforme indicado na Figura 2. O gráfico que melhor representa a corrente I2 induzida na espira é:


Resposta


66) V.66 - Considere os dois imãs permanentes mostrados na figura. O externo tem forma de anel, com quatro polos. O interno, em forma de cruz, pode girar livremente em torno do eixo O, fixo e coincidente com o eixo do anel. As polaridades N (Norte) e S (Sul) dos polos (de igual intensidade em módulo) estão representadas na figura. A posição do imã móvel em relação ao anel é dada pelo ângulo j. Podemos afirmar que o gráfico que melhor pode representar o valor do torque (momento de força) total t, que age sobre o imã móvel, em função de j, é:


Resposta