cadastre-se educação serviços carreira relaxe Busca

Simulado On-Line
 
GEOGRAFIA - UFMG (1999)
Todas as alternativas contêm aspectos da organização do espaço representada nesse modelo, EXCETO

16) A figura representa um modelo de organização do espaço geográfico
Fonte: Adaptado de DINIZ, J.A.F. Geografia da Agricultura. São Paulo: DIFEL, 1984. p.232 



a)Hierarquia da rede urbana
b)Relações interurbanas
c)Funções urbanas
d)Interdependência rural-urbana
Resposta


Fonte: Adaptado de McKNIGHT, T.L. Physical Geography - a landscape appreciation. New Jersey: Prentice Hall, 1996. p. 10. Em X e Y, indicados nessa figura, estão representadas duas feições de relevo. Com relação a essas feições, é CORRETO afirmar que

17) Analise a figura.



a)X foi formada em conseqüência da separação de placas tectônicas e Y, em conseqüência da colisão delas.
b)X e Y foram formadas em conseqüência da separação de placas tectônicas.
c)X foi formada em conseqüência da colisão de placas tectônicas e Y, em conseqüência da separação delas.
d)X e Y foram formadas em conseqüência da colisão de placas tectônicas.  
Resposta


Fonte: ONERN Agora, observe, no mapa, a localização das seções 1, 2, 3 e 4.

Com base na observação desse mapa, é CORRETO afirmar que a paisagem representada no bloco-diagrama é encontrada ao longo da seção

18) Analise o bloco-diagrama.



a)2.
b)4.
c)1.
d)3.
Resposta


Fonte: Adaptado de McKNIGHT, T.L. Physical Geography - a landscape appreciation. New Jersey: Prentice Hall, 1996. p. 135.  A partir da análise e interpretação dessas figuras, é INCORRETO afirmar que

19) Observe as figuras. Variações diurnas na circulação atmosférica ao longo da costa



a)a brisa terrestre ocorre quando se forma uma área de alta pressão sobre o continente, decorrente da perda mais rápida de calor da terra em relação ao mar.
b)as brisas marítima e terrestre são causadas pelo deslocamento de massas de ar, cujo movimento é determinado pela circulação atmosférica global.
c)a brisa marítima é mais intensa nos períodos do ano em que a incidência da radiação solar é mais elevada.
d)a variação diurna entre as brisas marítima e terrestre é aproveitada pelos pescadores que partem para o mar pela madrugada e retornam ao entardecer.
Resposta


Fonte: Adaptado de ALMEIDA, F.G. de .(1989). Perspectivas socioeconômico- ambientais e o Projeto Grande Carajás. CONG. BRAS. DEFESA MEIO AMBIENTE, 3, Rio de Janeiro, 1989. Anais... Rio de Janeiro, UFRJ. v. 1, p. 214. Nas alternativas, cada um dos elementos geográficos assinalados no mapa está correlacionado com os impactos ambientais resultantes da sua instalação.   Assinale a alternativa em que essa correlação está INCORRETA.

20) Observe o mapa, em que estão assinalados quatro grandes elementos geográficos que fazem parte do Programa Grande Carajás.



a)Elemento 2: Crescimento urbano desordenado e agravamento dos problemas sociais.
b)Elemento 4: Intensificação da erosão e poluição das águas superficiais.
c)Elemento 1: Extinção da flora e fauna e inundação das áreas agricultáveis.
d)Elemento 3: Desvio da rede hidrográfica e assoreamento dos rios.
Resposta


Com relação a essa área, é INCORRETO afirmar que ela

21) Observe a área hachurada no mapa.



a)é parte integrante da principal bacia hidrográfica fornecedora de hidroeletricidade para o Centro-Sul do País.
b)tem sua cobertura vegetal primitiva composta pelos estratos arbóreo-arbustivo e herbáceo, cujos vegetais são adaptados à elevada acidez do solo.
c)apresenta precipitações pluviométricas bem distribuídas ao longo do ano e as mais elevadas amplitudes térmicas anuais registradas no País.
d)possui um relevo com declividades baixas, modelado em rochas sedimentares, em que é comum a ocorrência de chapadas.
Resposta


22) A respeito da exploração madeireira na Amazônia, é INCORRETO afirmar que ela


a)tem atraído empresas que se dedicam à extração e ao beneficiamento da madeira, visando à sua exportação para outras regiões brasileiras e para o exterior.
b)vem adquirindo, desde a década de 70, importância crescente na economia florestal da região e do País.
c)é mais expressiva nas florestas plantadas com espécies nativas, destinadas ao abastecimento da indústria moveleira da região.
d)tem contribuído, entre outros fatores, para o declínio das atividades extrativas na floresta amazônica, como as da borracha, da castanha-do-pará e do palmito.
Resposta


23) Em Geografia, as metrópoles são definidas por uma série de características. Com base nessas características, poucas das cidades brasileiras são consideradas metrópoles. Considerando as metrópoles brasileiras, é INCORRETO afirmar que elas


a)exercem influência sobre vasta área geográfica, quase sempre mais ampla que o território dos seus estados.
b)têm equipamentos urbanos numerosos e variados, capazes de suprir a quase totalidade das necessidades da sua população.
c)apresentam uma área central, cujo fluxo de veículos, em geral intenso, varia consideravelmente ao longo do dia.
d)formam uma mancha urbana de densidade demográfica homogênea, que se estende, de forma contínua, pelos municípios da região metropolitana.
Resposta


24) Desde o início da colonização, a distribuição de terras no Brasil tem sido feita de maneira desigual. A forma como a questão vem sendo conduzida sugere que, a curto prazo, o problema deve permanecer. A respeito da questão agrária no Brasil, é INCORRETO afirmar que


a)o governo brasileiro, na tentativa de neutralizar as constantes invasões de propriedades agrícolas pelos sem-terra, tem ameaçado excluir do processo de desapropriação as áreas invadidas.
b)os programas governamentais de assentamento de colonos pouco alteraram a estrutura fundiária do País, que continua muito marcada pela concentração de terras.
c)a invasão de terras é um fato muito antigo no País, pois, desde os primórdios de sua história, as terras que pertenciam aos índios ou à Coroa foram ocupadas por latifundiários.
d)o movimento dos sem-terra, que começou de forma muito dispersa do ponto de vista geográfico, tem, hoje, como principal estratégia concentrar sua ação em áreas restritas, para ganhar força.
Resposta


Fonte: IBGE-UNICEF. Condições de Sobrevivência de Crianças, 1991.  A partir da análise desse mapa, é INCORRETO afirmar que

25) Analise o mapa.



a)as piores condições de sobrevivência ocorrem no médio vale do Rio São Francisco e nos vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri.
b)as diferentes condições de sobrevivência retratam as desigualdades socioeconômicas existentes entre as várias áreas do Estado, com um evidente contraste entre o sul e o norte.
c)as melhores condições de sobrevivência ocorrem na região Metalúrgica, no Triângulo Mineiro e em parte do Sul e da Zona da Mata do Estado.
d)as condições de sobrevivência intermediárias estão presentes nas áreas de ocupação mais antigas do Estado, cujo desenvolvimento inicial esteve ligado à atividade de mineração.
Resposta


Mudanças na estrutura setorial do emprego em alguns países da América Latina (1970-1990) Fonte: BID. Politica de Desarrolo, p. 11, março, 1996. A partir da análise e interpretação desses gráficos, é INCORRETO afirmar que

26) Analise os gráficos.



a)a falta de oportunidade de emprego nos setores formais e produtivos tem contribuído para o crescimento do setor terciário nos países analisados.
b)o aumento da demanda interna e o crescimento industrial acelerado da América Latina, na última década, explicam as mudanças ocorridas na estrutura setorial do emprego.
c)a Argentina e a Venezuela apresentam, em 1990, uma estrutura de emprego semelhante àquela observada nas economias mais desenvolvidas.
d)as mudanças na estrutura setorial do emprego, ocorridas entre 1970 e 1990, revelam uma evolução semelhante em todos os países analisados.
Resposta


27) Com relação aos novos países industriais, é INCORRETO afirmar que, atualmente, eles


a)correspondem a economias atingidas fortemente pela saída de capitais estrangeiros de caráter especulativo.
b)demonstram dificuldades na reconversão de suas economias, exigida pelas novas tecnologias de produção e gestão, crescentemente valorizadas.
c)abandonam a política de privatizações das empresas estatais, a fim de proteger suas metas de desenvolvimento sócioeconômico da atual crise mundial.
d)enfrentam obstáculos crescentes para ampliar as exportações e assegurar mercados para seus produtos.
Resposta


Todas as áreas destacadas, nesse mapa, são consideradas

28) A organização do mundo atual em zonas de influência comandadas por um país ou grupo de países segue o modelo centro-periferia. Enquanto o Japão, os Estados Unidos, parte do Canadá e a Europa Ocidental atuam como centro, o restante do mundo desempenha o papel de periferia. Observe as áreas destacadas no mapa.



a)periferias integradas aos centros, pois mantêm fortes relações com os centros.
b)periferias marginalizadas em relação aos centros, pois estão pouco integradas ao mercado mundial.
c)periferias associadas aos centros, pois mantêm, circunstancialmente, algum tipo de relação com os centros.
d)periferias isoladas em relação aos centros, pois têm uma economia voltada para o mercado interno, sobretudo por razões políticas.
Resposta


A partir da análise e interpretação desse croqui, é INCORRETO afirmar que

Fonte: Adaptado de BOUVET, C.; MARTIN, J. (org.). Géographie. Classes Terminales. Paris:Hachette, 1995. p.111.

29) Analise o croqui, que retrata o turismo internacional contemporâneo.



a)as áreas receptoras do turismo internacional na Ásia do Sudeste, na América Central e no Mediterrâneo são valorizadas pelo heliotropismo.
b)os principais pólos emissores do turismo mundial se distribuem entre os países do Norte e do Sul, enquanto as áreas receptoras de fluxos se restringem aos países do Norte.
c)a atividade turística internacional contemporânea se relaciona com o aumento do poder aquisitivo de algumas populações do globo, notadamente dos países do Norte.
d)os fluxos turísticos que se dirigem para a América do Norte, a Europa e o Japão são influenciados pelos atrativos naturais, culturais, artísticos e econômicos dessas áreas.
Resposta


30) A ONU e a comunidade internacional, na tentativa de acabar com os focos de tensão em diferentes regiões do mundo, têm procurado promover acordos de paz. Contudo esses acordos só terão resultado, se os governantes e a população envolvidos em conflitos realmente priorizarem a paz. Considerando essas informações, é INCORRETO afirmar que


a)a divisão de Ruanda em duas áreas distintas para acolher os tutsis e os hutus, estabelecida por um acordo de paz assinado recentemente, pouco resolveu a questão dos conflitos no País, visto que somente um número reduzido de tutsis aceitou deslocar-se para a área a eles destinada.
b)o término dos conflitos entre católicos e protestantes, na Irlanda do Norte, foi recentemente ameaçado, apesar de o acordo de paz negociado por seus representantes, por mediação dos governos britânico e irlandês, ter sido referendado em plebiscito.
c)a assinatura de um possível acordo de paz entre a Índia e o Paquistão para resolver a questão da Cachemira pode vir a ocorrer, visto que, após a realização recente de seus testes nucleares, os governos desses dois países já expressaram publicamente esse desejo.
d)o acordo de paz assinado pelos presidentes da Bósnia, da Croácia e da Iugoslávia pôs fim a uma longa guerra civil, mas o movimento separatista, desenvolvido em Kosovo pela maioria albanesa, indica que os Bálcãs continuam sendo um foco de tensão em potencial.
Resposta